Capacitação oportuniza moradores que desejam ser empreendedores na área. O encerramento aconteceu nesta terça-feira, 22, na Zona Norte de Macapá.

Moradoras do Residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá, receberam nesta terça-feira, 22, os certificados do curso de Trancista, promovido pelo Governo do Amapá. Foram 10 dias de capacitação, totalizando 40 horas-aulas. A formação é uma forma de dar alternativas que contribuam com a geração de emprego e renda dentro da comunidade.

“Tinha pretensão de fazer esse curso, e quando apareceu essa oportunidade, não perdi a vez. Também faço outro de extensão, que é de promotora de vendas, para saber como realizar um atendimento de qualidade para dar a minhas clientes, então foi uma junção dessas duas capacitações, mesmo com os dias corridos, vejo que é algo que vale a pena”, comentou Margarete Rodrigues, de 30 anos.
Ao longo do curso, a trajetória das alunas foi marcada por conhecimentos práticos e teóricos, além dos desafios, e principalmente incentivo. Um dos exemplos de destaque e inspiração foi a instrutora Aline Braga, também residente do habitacional, que um dia também foi aluna e que, por meio do convite da professora do curso, Luciete Tavares, teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e atuar na área como profissional.

“Um dia já estive sentada onde vocês estão, quero que muitas de vocês um dia cheguem onde eu cheguei, quero indicá-las para clientes porque sei que são grandes profissionais. Hoje tive a oportunidade de ser escolhida pela professora e peço que levem o conhecimento de vocês além e podem contar comigo para tirar dúvidas”, declarou emocionada a ex-aluna Aline.
A pedagoga Alzira Monteiro, que trabalha no Plantão Social do Macapaba, evidenciou que as iniciativas de qualificação profissional são uma forma de garantir alternativas para os moradores desenvolverem medidas que contribuam com a geração de renda.

“ O nosso trabalho não apenas dar auxílios emergenciais, mas também oferecer a eles oportunidades por meio das capacitações profissionais, e esses cursos ajudam para que elas possam sair de uma situação de vulnerabilidade para construírem uma autonomia financeira. E essas ações mostram para os moradores que o Governo do Estado está cumprindo com o que foi prometido, que são as políticas públicas nos habitacionais”, explicou Alzira.
O curso esteve sob coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) e faz parte do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida em parceria com a empresa Híbrida.
Cursos no Macapaba
Além do curso de Trancista o residencial também já teve neste ano de 2025 cursos de cuidador de pessoas com espectro autista, alongamento de unha módulo I e II, construtor civil, eletricista, mecânico de automóvel, atendente de farmácia, manicure e pedicure, TDAH, pintor de obras e projetos como o “Bem-Viver” e “Ballet na Comunidade”.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!